page_1

Câmara de Valongo lança “Manual Breve de Cidadania Local”

 

“É um cidadão ou um súbdito?” é a questão que a câmara municipal (CM) de Valongo quer colocar não só aos seus munícipes, mas a todos os portugueses. E, para isso, Valongo acaba de lançar um Manual Breve de Cidadania Local.

A publicação surge no seguimento da comemoração dos 180 anos do município, mas também, e segundo a autarquia, “num momento em que pairam várias ameaças à liberdade e demais valores da democracia”.

Em pouco mais de 70 páginas, a publicação explica as noções básicas de cidadania e como o processo democrático funciona em Portugal, dando especial destaque à escala local. Tendo como destinatário o cidadão comum, a obra recorre a uma linguagem acessível e a ilustrações com cartoons, no sentido de apelar à leitura.

“É necessário investir na cidadania plena para devolver a esperança à comunidade, apostando na capacitação dos cidadãos para, de forma crítica e sem dependerem de terceiros, poderem compreender os problemas, os desafios, os sucessos e os insucessos da comunidade e, dessa forma, serem os melhores aliados na boa governação local”, explica,
em carta, José Manuel Ribeiro, presidente da CM Valongo.

Segundo a mesma fonte, o objectivo é que este manual contribua para uma comunidade mais autónoma, mais participativa e mais esclarecida, formando “Super Cidadãos”. O manual está disponível em versão digital gratuitamente e pode ser descarregado aqui.

-0

Deixe um comentário

68 − = 59

Facebook
Twitter
Google+
Linked In
RSS
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!