jsoifer

YES, WE CAN – TOGETHER! — Esta nova coluna

Jack Soifer*

 

Yes, we can – together !

É com esta frase que encerro muitas das minhas muitas apresentações. Já fiz 25/ano, agora fico pelas 12. E quando comparo algumas culturas onde vivi e trabalhei, percebo que a diferença está justamente na capacidade de as pessoas se unirem em torno do mesmo objetivo. Fui líder estudantil, estive no Conselho de Administração de onze empresas, de algumas tornei-me sócio, sou sócio de uma vintena de clubes e associações, estou no Conselho de duas.  Portugal tem enormes recursos ainda por explorar, tem um povo flexível, esforçado, corajoso. O que seria da globalização sem os corajosos navegadores lusos? Mas, como qualquer outro país, tem alguns problemas, pequenos, que podem ser resolvidos a curto prazo. Mas será que os poderosos por cá querem mudar? Na Europa vemos que eles, nos últimos 20 anos, tornaram-se ainda mais poderosos e desvirtuaram o espírito da UE, criando oligopólios e cartéis que dizem melhorar a nossa vida – se virmos a TV que eles nos oferecem. Pois manda na comunicação social quem paga a publicidade.

Tive o privilégio de ter escrito umas 950 colunas, nos últimos dez anos, em diários e semanários em Português, Inglês, Sueco e Alemão. Tive o privilégio de ter feito consultoria em 298 empresas e instituições de 39 setores, em 12 países ao longo de 37 anos. Isto me facilita talvez comparar as teorias com as MELHORES PRÁTICAS. Pois hoje o que mais se propaga nos media são teorias e opiniões, e poucas reflexões. Para mim, esta palavra se baseia em REFLETIR A REALIDADE e analisá-la para oferecer melhorias.

Ao reler umas colunas de 2002 fez-me impressão como quase nada mudou em 15 anos. Mais ainda, ao reler o afamado artigo que Cavaco Silva publicou no Expresso em 2004, a reclamar dos políticos de então. Isto valeu-lhe em muito a eleição para PR. O que mudou nos dez anos dele? E agora?

Quando falei a primeira vez no PRÓS E CONTRAS em 01/03/10 mencionei, entre mais, que as melhorias não obtidas com E-volução se fazem na RE-volução. Muitas delas, como a dos Cravos, são pacíficas. Temo o pior para a UE, pois ela hoje muito se assemelha a dos anos 30, quando Hitler tomou o poder e causou a pior guerra da História. A insatisfação dos povos não é contra um partido mas contra o sistema, que não é democrático; é cartelático! Trump, Le Pen, Berlusconi não são causas, são efeitos da falta de E-volução, causada pela resistência dos poderosos às mudanças necessárias a povos em constante evolução. Crescimento económico, mais PIB, carro, viagem, nada disto é evolução. Justiça, harmonia sim! Como na Finlândia e no Chile. Quer ler mais?


Foto: barlavento.pt
Foto: barlavento.pt

*Jack Soifer é engenheiro e gestor, ex-patrão da empresa sueca SWEDUC. Fez 298 consultorias em 12 países; entre outros, na Rússia, Brasil, Angola, China e EUA. Escreve artigos de opinião sobre o potencial de lucros com pequenos negócios. Autor de 41 trabalhos e livros; o mais conhecido é “A Grande Pequena Empresa”. Os mais recentes são “COMO Sair da Crise”, “Entrepreneuring Sustainable Tourism” e o  bilingue PORTUGAL PÓS-TROIKA? ECONOMIC DEMOCRACY”?

Contacto: jackfer@sapo.pt

-0

Deixe um comentário

8 + 1 =

Facebook
Twitter
Google+
Linked In
RSS
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!