jsoifer

Marcelo Rebelo de Sousa e os sem-abrigo

Jack Soifer *

 

O PR tem razão, é indigno um ser humano dormir na rua. Mas… há interesses para que nada mude. O PR aparece bem na TV ao focar o lado humano de todos nós, especialmente a baixa classe média lusa, que tem um coração de ouro, é muito hospitaleira e solidária.

Já antes detalhei o que outros países fizeram para resolver este problema, desde “favelas urbanizadas”, no Brasil, passando pela “construção local”, com voluntários usando materiais locais em África, até às habitações para estudantes pobres em cidades universitárias da Dinamarca e da Suécia. Isto implica mudar a legislação da construção, o que os escandinavos fizeram para casos especiais.

A solução encontrada nos países escandinavos foi a construção de fogos com uma mini-casa de banho ao lado de uma kitchenette, num T-0 com 16 a18m², num edifício com aquecimento solar. Os prédios foram edificados em diferentes bairros para evitar guetos e máfias. Até a IKEA desenvolveu soluções de mobiliário para estes fogos.

Em África tive colegas que aperfeiçoaram o uso de adobo, tijolos cozidos ao sol, agora com mini-laser, para lhes dar mais resistência. Tudo com uso expressivo de materiais locais e da adaptação ao meio, como madeiras onde há florestas, depósitos de água debaixo dos beirais para captar a água da chuva, tubagens exteriores, etc.

Mas tudo isso exige uma legislação flexível, que varie consoante a região, construtores não-influenciados pelo lóbi do betão, e autarquias que pratiquem os resultados da moderna investigação sobre materiais sustentáveis. E, também, arquitetos que coloquem a dignidade humana acima do seu natural desejo de fazerrm algo excepcionalmente belo e único.

Marcelo Rebelo de Sousa, as melhores práticas estão aí, em muitos países. Vamos adaptá-las e usá-las?

YES, Y-O-U CAN! TOGETHER!


Foto: Barlavento.pt

*Jack Soifer é engenheiro e gestor, ex-patrão da empresa sueca SWEDUC. Fez 298 consultorias em 12 países; entre outros, na Rússia, Brasil, Angola, China e EUA. Escreve artigos de opinião sobre o potencial de lucros com pequenos negócios. Autor de 41 trabalhos e livros; o mais conhecido é “A Grande Pequena Empresa”. Os mais recentes são “COMO Sair da Crise”, “Entrepreneuring Sustainable Tourism” e o  bilingue PORTUGAL PÓS-TROIKA? ECONOMIC DEMOCRACY”?

-0

Deixe um comentário

8 + = 13

Facebook
Twitter
Google+
Linked In
RSS
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!