jacknicholson-650-d

Jack Nicholson

Isa Silva

 

“You can’t handle the truth!”

“Heeeeeeeeeere’s Johnny!”

Reconhecem?
São duas frases famosas que Jack Nicholson tornou lendárias em grandes interpretações nos filmes ‘A Few Good Men’ e ‘The Shining’.

Jack nasceu a 22 de Abril de 1937 nos arredores de Nova Iorque e foi criado pelos avós maternos para que a sua mãe prosseguisse a carreira de dançarina. Durante muitos anos pensou que os avós eram os seus pais e que a sua mãe era irmã.

O sonho do cinema levou-o à Califórnia com apenas 17 anos. Estudou Artes Dramáticas enquanto trabalhava como paquete nos estúdios da MGM. Teve a sua estreia como actor em 1958 com o filme ‘The cry baby killer’. O seu primeiro grande êxito veio acompanhado de uma nomeação para o Oscar na categoria de Actor Secundário. O filme chamava-se ‘Easy Rider’, de 1969.

As décadas de 70 e 80 foram cheias de grandes interpretações em filmes como ‘Chinatown’, ‘One flew over the Cuckoo’s nest (Voando sobre um ninho de Cucos)’ onde ganhou o primeiro Oscar de Melhor Actor, ‘The Shining’, ‘The Postman always rings twice (O Carteiro toca sempre duas vezes)’, ‘Terms of endearment (Laços de ternura)’, ‘The Witches of Eastwick (As Bruxas de Eastwick) e no surpreendente papel de Joker em ‘Batman’ de 1989 que lhe rendeu a quantia de 10 milhões de dólares de cachet mais uns tantos milhões dos lucros.

Nos anos 90 teve duas interpretações memoráveis: ‘A few good men/Uma questão de Honra’ e ‘As good as it gets (Melhor é impossível)’ onde ganhou o seu terceiro Oscar.

Com menos impacto mas com forte presença, Nicholson continuou a brindar-nos em filmes como ‘Something’s gotta give (Alguém tem que ceder)’ de 2003 e ‘The Departed (Entre inimigos)’ do realizador Martin Scorsese sem esquecer o presidente aflito em ‘Mars attacks! (Marte ataca!)’ de Tim Burton.

Jack Nicholson realizou três filmes: em 1971, 1978 e 1990. É também conhecido por se ter envolvido com inúmeras actrizes. Tem cinco filhos.

jacknicholson-650

 

____________________

Square Faces é um projecto de pintura de Isa Silva e todas as semanas vai falar-nos de personalidades históricas e não só.
www.instagram.com/square.faces

-0

Deixe um comentário

Facebook
Twitter
Google+
Linked In
RSS