williamshakespeare-650-d

William Shakespeare

Isa Silva

 

Ser ou não ser… um dos maiores escritores da história, eis a questão!

Poucos são os que não conhecem o nome Shakespeare ou nunca ouviram falar de Romeu e Julieta. O universo criado por este famoso escritor britânico entra, de algum modo, na nossa memória.

Confesso que sou fã das obras deste senhor e impressiona-me a capacidade de renovação cada vez que alguém pega nos seus textos teatrais e as recria seja de uma forma tradicional ou de uma forma modernista. Fico sempre com a sensação que estou a presenciar algo novo e não palavras escritas há mais de quatro séculos.

A vida de Shakespeare está envolta numa áurea de mistério com defensores da teoria que não foi ele quem escreveu ‘Sonho de uma noite de Verão’, ‘Otelo’, ‘A Tempestade’, ‘Macbeth’, ‘Rei Lear’, ‘Romeu e Julieta’, ‘Hamlet’ e tantas outras. Dia a dia, aumentam as dúvidas a respeito da sua verdadeira identidade.

Mas vamos partir da versão oficial.

William Shakespeare nasceu Stratford-upon-Avon no Reino Unido a 23 de Abril de 1564. Um tempo depois do seu casamento, parte para Londres à procura de uma profissão deixando para trás a mulher e três filhos.

Começa como actor. A escrita surgiu mais tarde. A maior parte das suas obras foram criadas entre 1590 e 1613, durante a época de Isabel I de Inglaterra mas pouco mais se sabe sobre a sua vida. Poucos registos e muitas contradições.

Escreveu comédias, dramas históricos e ficou famoso pelas tragédias. Foram 38 peças e cerca de 154 sonetos.

Com o dinheiro que conseguiu juntar, regressou à sua terra natal por volta de 1613. Faleceu no dia 23 de Abril de 1616.

williamshakespeare-650

 

____________________

Square Faces é um projecto de pintura de Isa Silva e todas as semanas vai falar-nos de personalidades históricas e não só.
www.instagram.com/square.faces

-0

Deixe um comentário

Facebook
Twitter
Google+
Linked In
RSS