bono-650-d

Bono

Isa Silva

 

Paul David Hewson, mais conhecido como Bono Vox, nasceu em Dublin a 10 de Maio de 1960, é um dos principais responsáveis pelo sucesso da banda rock U2 e um defensor activo dos direitos humanos e questões sociais e humanitárias.

Corria o ano de 1976 quando Bono reparou num simples anúncio colocado no mural da escola a pedir elementos para criar um grupo musical. O autor do anúncio, Larry Mullen Jr. escolheria quatro dos candidatos: Bono, Dave Evans (mais conhecido como The Edge), o seu irmão Dick e Adam Clayon. Quatro deles dariam origem à banda U2.

Depois de tentarem tocar canções de nomes conhecidos, decidiram começar a criar as suas próprias músicas e Bono teve um papel fundamental não só a nível de composição como principalmente na criação das letras. Os temas sociais, religiosos e políticos fazem parte constante nas centenas de canções que já fazem parte da história de uma das maiores bandas do mundo, os U2.

Sendo um ídolo do rock conhecido por todo o mundo, usou e continua a usar esse estatuto para levar a todos os lideres mundiais as causas humanitárias em que acredita. Junto com a sua mulher Alison apoiam acções de desenvolvimento em África.

Em 1985 foi um dos impulsionadores do Live Aid o mega concerto para angariar fundos para o combate da fome em África organizado por Bob Geldof e Midge Ure.

Assistir a esse concerto pela TV foi um dos marcos da minha juventude. Foi revolucionário, impressionante, filantropo, brutal a todos os níveis. Imagino as recordações de quem teve a hipótese de assistir ao vivo.

A música fez história nesse dia de 13 de Julho.

Ainda muito se espera de Paul Hewson, uma das pessoas mais influentes do mundo.

bono-650

 

____________________

Square Faces é um projecto de pintura de Isa Silva e todas as semanas vai falar-nos de personalidades históricas e não só.
www.instagram.com/square.faces

-0

Deixe um comentário

Facebook
Twitter
Google+
Linked In
RSS