humbertodelgado-650-d

Humberto Delgado

Isa Silva

 

O General Sem Medo como foi apelidado, nasceu a 15 de Maio de 1906 e foi um corajoso oponente do regime de Salazar.

Frequentou a Academia Militar, em 1925 entrou na Escola Prática de Artilharia e tornou-se no mais jovem general da Força Aérea.

Participou no movimento militar de 28 de Maio de 1926 que derrubou a república e implantou a ditadura militar que anos mais tarde daria lugar ao chamado Estado Novo liderado por Salazar.

Ocupou importantes cargos nacionais e internacionais tendo estes últimos influenciado a sua percepção das democracias ocidentais o que alterou por completo o seu apoio ao regime imposto em Portugal.

Tornou-se, então, uma voz activa da oposição e em 1958 concorreu às eleições presidenciais desafiando Salazar e o seu candidato protegido Américo Tomás. Apesar do claro apoio popular e da famosa frase, “Obviamente, demito-o” (como resposta a uma pergunta sobre o que faria a Salazar), não foi eleito. A história provaria que o resultado foi claramente manipulado mas a oposição não desistiu. Humberto Delgado abalara seriamente o regime intolerante vigente em Portugal. Por esse facto, e após várias ameaças, foi obrigado a exilar-se no Brasil.

A sua influência política continuaria de tal modo que se tornou cada vez mais um incomodo e no dia 13 de Fevereiro de 1965, numa armadilha bem planeada, foi assassinado por elementos da PIDE (Polícia Internacional e de Defesa do Estado) em Espanha.

Os seus restos mortais encontram-se no Panteão Nacional.

humbertodelgado-650

 

____________________

Square Faces é um projecto de pintura de Isa Silva e todas as semanas vai falar-nos de personalidades históricas e não só.
www.instagram.com/square.faces

-0

Deixe um comentário

Facebook
Twitter
Google+
Linked In
RSS