bobdylan-650-d

Bob Dylan

Isa Silva

 

Bob Dylan é ‘apenas’ um dos maiores nomes da música do século XX, um símbolo da contracultura e oposição a tantas politicas sociais, militares e humanas. Símbolo máximo da música folk, a sua voz inconfundível faz parte da história musical, e não só, das últimas décadas.

Robert Allen Zimmerman nasceu nos Estados Unidos no dia 24 de Maio de 1941 e com apenas 10 anos começou a escrever poesia e pouco tempo depois aprendeu sozinho a tocar piano e guitarra.

O inicio da sua carreira esteve ligada ao rock e ao impacto que teve na sua adolescência mas a sua carreira acabaria por ser feita através do folk, um estilo musical que combina elementos de música tradicional e rock e que surgiu nos anos 60 nos Estados Unidos e no Canadá.

O seu primeiro disco foi gravado em 1962 mas foi no segundo álbum que o seu caminho começou a ser traçado. ‘Blowin’ in the Wind’,  ‘Mr. Tambourine Man’, ‘Ballad Of A Thin Man’, ‘Like a Roling Stone’, ‘Knockin’ On Heaven’s Door’ ou ‘Just Like a Woman’ são apenas algumas das suas canções mais famosas.

As suas visões pessoais do mundo, da sociedade e dos afectos, a suas vivências, frustrações e desilusões marcaram as suas composições e letras assim como a sua luta contra as imposições militares e guerras. Sempre inquieto, passou pelo country e retornou ao rock, mudou de religião, envolveu-se com drogas e álcool mas nunca parou de deixar em palavras e notas musicais os seus gritos de alma.

Adverso a homenagens e prémios e rótulos e venerações, Bob Dylan foi passando pelas décadas da sua maneira tão característica. Todos perceberiam bem dessa característica em 13 de Outubro de 2016.

A Academia Sueca atribuiu-lhe o Nobel da Literatura de 2016. Bob Dylan fez questão de receber o prémio fora da cerimónia oficial e na mais completa discrição, longe dos olhares dos media: não há uma única imagem pública, apenas um breve comunicado.

bobdylan-650

 

____________________

Square Faces é um projecto de pintura de Isa Silva e todas as semanas vai falar-nos de personalidades históricas e não só.
www.instagram.com/square.faces

-0

Deixe um comentário

Facebook
Twitter
Google+
Linked In
RSS