fernandopessoa-650-d

Fernando Pessoa

Isa Silva

 

Fernando António Nogueira Pessoa de nome completo é o mais internacional dos grandes poetas portugueses.

As suas palavras e figura física são imortalizadas dos mais variados modos em vários países do mundo e não só em Portugal. É uma das figuras facilmente identificáveis da nossa cultura.

Pessoa e os seus heterónimos – Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Alberto Caeiro – mostraram a genialidade da sua mente.

Nasceu em Lisboa no dia de Santo António a 13 de Junho de 1888 e perdeu o pai aos 5 anos. Com as segundas núpcias da mãe, vai viver para a África do Sul onde desenvolve o seu inglês, fundamental na sua carreira futura como tradutor. Regressa definitivamente a Lisboa em 1905 e após o abandono do Curso Superior de Letras inicia a sua actividade como ensaísta, critico literário, tradutor e autor. Conhece outros criadores daquela época como Mário de Sá Carneiro, Almada Negreiros, Ruy Vaz e com eles surge o movimento modernista em Portugal.

Torna-se visita frequente do café ‘A Brasileira’ no Chiado e do ‘Martinho da Arcada’ na Praça do Comércio ainda hoje dois dos lugares onde se podem ver referências à sua pessoa, seja através de uma estátua ou de mesa com uma chávena de café num canto reservado.

Morreu em Lisboa aos 47 anos de idade, no Hospital de São Luís dos Franceses, de causas relacionadas com o fígado e sem nunca ter conseguido casar com o seu grande amor, Ofélia.

Em 1988 na comemoração do centenário do seu nascimento, o seu corpo foi trasladado para os Jerónimos num tumulo que se encontra nos claustros do mosteiro.

fernandopessoa-650

 

____________________

Square Faces é um projecto de pintura de Isa Silva e todas as semanas vai falar-nos de personalidades históricas e não só.
www.instagram.com/square.faces

-0

Deixe um comentário

2 + 6 =

Facebook
Twitter
Google+
Linked In
RSS
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!