salgueiromaia-650-d

Salgueiro Maia

Isa Silva

 

” Meus senhores, como todos sabem, há diversas modalidades de Estado. Os estados socialistas, os estados capitalistas e o estado a que chegámos. Ora, nesta noite solene, vamos acabar com o estado a que chegámos! De maneira que, quem quiser vir comigo, vamos para Lisboa e acabamos com isto. Quem for voluntário, sai e forma. Quem não quiser sair, fica aqui! “

 

Quando se fala em 25 de Abril de 1974 é obrigatório referir uma das suas figuras mais importantes: o capitão Fernando José Salgueiro Maia.

O capitão que trincou os lábios para conter a emoção quando se apercebeu que a revolução tinha sido um sucesso, nasceu em Lisboa a 1 de Julho de 1944 ingressou na Academia Militar em 1964 e em 1968 combateu na Guerra Colonial em Moçambique. É promovido a capitão e após passar pela Guiné, regressa a Portugal em 1973 para a Escola Prática de Cavalaria de Santarém.

Nesse mesmo ano inicia o envolvimento nas reuniões clandestinas do Movimento das Forças Armadas que daria origem à revolta militar do 25 de Abril de 1974.

Das fotos mais emblemáticas da Revolução do Cravos, Maia faz parte das mais importantes. A sua coragem e determinação foram fundamentais para o sucesso da acção que acabou com a ditadura em Portugal.

Nunca aceitou qualquer cargo político no pós-25 de Abril, recusou todas as honrarias que lhe quiseram fazer e manteve sempre a discrição.

Morreu a 4 de Abril de 1992, vitima de cancro. Tinha 47 anos.

Recebeu, a título póstumo, a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

salgueiromaia-650

 

____________________

Square Faces é um projecto de pintura de Isa Silva e todas as semanas vai falar-nos de personalidades históricas e não só.
www.instagram.com/square.faces

-0

Deixe um comentário

+ 47 = 53

Facebook
Twitter
Google+
Linked In
RSS
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!